Dia dos Mortos no México
Pesquiso, estudo e trabalho com o direito das pessoas morrerem em paz. Sem prolongamentos desnecessários, respeitando a finitude do corpo que já não quer mais estar por aqui.
O trabalho é para que todos possam exercer seu direito de morrer com dignidade, determinando seus procuradores legais, planejando o que fazer com seu patrimônio e, mais importante do que tudo, registrando suas escolhas, aquelas que devem ser seguidas por médicos e familiares quando não seja mais possível se manifestar.
Por estar tão envolvida com o assunto pré-morte, este ano de 2021 decidi conhecer uma cultura que se relaciona com o pós-morte de maneira diferente, não só levando flores ao cemitério no dia de Finados.
No México o feriado celebra a vida e recorda seus mortos em família, com música e comida. As lojas vendem fantasias, caveiras, esqueletos e imagens representando as catrinas, impecáveis senhoras em seus elegantes vestidos.
Muitas cidades apresentam uma parada, espécie de desfile de rua como o do nosso Carnaval, que atrai milhares de pessoas. O evento é transmitido ao vivo, permitindo que quem não se animou a enfrentar a multidão por conta da Covid-19 possa assistir.
A festa é para todos, mas há uma espécie de escala com dia fixado para homenagear quem saiu dessa vida por acidente, os que foram embora sem batismo, as crianças e os adultos.
Caveiras coloridas, esqueletos segurando violão, flores, refrescos, bebidas alcoólicas, chocolate, frutas, sementes, o “pan de muerto” (um pão doce com ou sem recheio) e até a comida que o parente mais gostava são alguns dos elementos que fazem parte do altar construído nas casas, nos bares, lojas… Algumas ferramentas para os mortos trabalharem também podem ser ofertadas.
Nos povoados, os portões ficam abertos para que os mortos entrem livremente. No cemitério, a entrada é toda enfeitada e várias famílias limpam e preparam os túmulos na véspera. Tudo é montado com muito carinho para receber os entes queridos, que já partiram desta terra e retornam, no dia dos Mortos, especialmente para uma visita.
Se não tiver ideia para ir no final de outubro emendando com o finados, não perca. O México é uma ótima opção.