Testamento Vital
Documente sua vontade
Testamento Vital é um documento que registra sua vontade na área da saúde.
O Testamento Vital serve para dizer por escrito como você gostaria de ser tratado.
Se você sofrer um acidente, ficar desacordado, correr risco de vida e não puder mais expressar a sua vontade, você gostaria que os médicos fizessem todos os esforços para que você fosse reanimado?
Se você sofrer de uma doença terminal e incurável e não puder mais falar, ou enxergar, ou andar, quais tratamentos você gostaria de receber? Você quer que os médicos lutem para deixá-lo vivo ou prefere que eles deixem a sua vida seguir seu curso natural?
Entre em contato.
Se souber que sua doença não tem cura, você vai querer todos os tratamentos disponíveis, mesmo sabendo que eles podem apenas prolongar sua vida com muito sofrimento e sem perspectiva de cura?
Ou você prefere aceitar apenas alguns tratamentos que vão deixá-lo viver com mais qualidade de vida?
Ou sabendo que sua doença não tem cura, você vai optar por não receber tratamentos invasivos e vai querer esperar a morte chegar?
O Testamento Vital serve para dizer por escrito como você gostaria de ser tratado quando estiver doente, em fase terminal e não mais puder mais se manifestar por vontade própria.
Testamento Vital é um documento que registra sua vontade na área da saúde. Não é um testamento de bens para doar suas coisas. É uma declaração de vontade de como você quer ser tratado e que tratamentos gostaria de aceitar ou não, quando for considerado um doente terminal.
Testamento Vital
O que você precisa saber.
Quem pode fazer um Testamento Vital?
Qualquer pessoa maior de idade:
-
lúcida
-
capaz de responder por seus atos
-
que não tenha sido diagnosticada com uma doença que tire sua capacidade mental.
Tenho câncer, meu Testamento Vital será válido?
Sim, será.
Tenho Alzheimer. Meu Testamento Vital será válido?
Se ele foi escrito antes do diagnóstico, sim. Se ele foi escrito após o diagnóstico, infelizmente ele não será considerado.
Não estou doente. Por que preciso de um Testamento Vital?
Justamente por não estar doente é que você está lúcido o suficiente para dizer o que quer e o que não quer para o seu corpo. A hora de determinar o seu futuro é agora, quando você pode pensar por si mesmo e escolher como quer ser tratado se não puder mais manifestar sua vontade.
O Testamento Vital feito por quem descobriu uma doença como Alzheimer, por exemplo, não tem validade justamente porque se parte do princípio que a pessoa já não está de plena posse da sua capacidade mental.
Já falei para meus filhos, parentes e amigos o que quero se ficar doente. Por que preciso de um Testamento Vital?
Você precisa de um Testamento Vital porque:
-
pode ser que seus filhos, amigos e parentes não estejam por perto na hora que você precisa.
-
pode ser que eles fiquem tão nervosos, que não se lembrem de falar o que você recomendou.
-
pode ser que eles falem só um parte dos seus pedidos e se esqueçam de outras.
-
pode ser, ainda, que eles não concordem com o que você pediu e decidam por outra conduta.
Ter um Testamento Vital é importante porque todas as possibilidades do que você quer e do que não quer estarão no seu documento de maneira clara para que toda a equipe médica e sua família possam ter conhecimento do que você determinou para sua vida e seu corpo.
Já pensei em fazer um Testamento Vital, mas acho que minha família não concorda e não vai seguir.
Assim que você fizer seu Testamento Vital, seu médico receberá uma cópia e terá conhecimento da sua vontade e a anotará no seu Prontuário. Dependendo da sua situação de saúde, seu Testamento Vital poderá ser discutido com o seu médico antes mesmo de ser redigido. Dessa forma, mesmo que sua família não concorde, a vontade que prevalecerá será a sua.
Mesmo assim, é prudente você contar para sua família o que decidiu para que eles estejam cientes e não sejam pegos de surpresa, se recusem a aceitar e criem problemas na hora da sua internação.
Atuação
Agimos principalmente nas seguintes áreas:
Acompanhamento familiar
O que fazer diante da notícia de um familiar com diagnóstico terminal?
Onde ir, o que fazer, o que é imprescindível saber.
Testamento vital
É um documento que indica como você quer ser cuidado, o que você deseja e o que não quer de jeito nenhum para o seu corpo. Ele será usado quando você estiver lidando com uma doença terminal e incurável e não puder mais se manifestar.
Providências necessárias
Diante de uma morte iminente, há muitas ações que precisam ser tomadas para minimizar o sofrimento e evitar a burocracia legal. Verifique o que precisa ser feito para se preparar para o seu final de vida.